1 - Explique como funcionam os processos de produção denominados fordismo e taylorismo.
2 - As novas formas de organização da produção industrial são diferentes do fordismo. A principal delas surgiu no Japão e foi criada pela Toyota, chamada de toyotismo ou sistema just-in-time. Diferencie esse novo processo do fordismo. Você deverá assinalar as diferenças pontuais entre as duas tecnologias de processo.
3 – Leia e discuta: Pela primeira vez na história da humanidade, tornou-se possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala transnacional. Portanto, enquanto a divisão global do trabalho estava antes confinada à troca de produtos entre regiões específicas, hoje é possível produzir independentemente das fronteiras nacionais e continentais. (...) Na minha opinião, há certa confusão entre duas coisas bem diferentes. Não há dúvida de que a globalização, em alguns aspectos, independe da atuação governamental. O mesmo não se dá com a ideologia baseada na globalização, a ideologia neoliberal do livre mercado. Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Em minha opinião, ninguém nunca conseguiu justificar de maneira satisfatória essa concepção. (Adaptado de HOBSBAWM, Eric. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.)
O que diferencia, no capitalismo, a etapa da globalização das etapas anteriores?
4 - Quais países foram de fato os grandes vitoriosos da Segunda Guerra? Justifique.
5. Cite três características dos países desenvolvidos.
6. Qual é o significado da sigla OMC? Cite cinco dos principais países que fazem parte desse grupo.
7. - Leia o poema:
Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Um nome... estranho Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova e pente, Meu copo, minha xícara, Minha toalha de banho e sabonete, Meu isso, meu aquilo. Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidências. Costume, hábito, premência, Indispensabilidade, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada. Estou, estou na moda. É duro andar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade, Trocá-lo por mil, açambarcando Todas as marcas registradas, Todos os logotipos do mercado. Com que inocência demito-me de ser Eu que antes era e me sabia Tão diverso de outros, tão mim mesmo, Ser pensante sentinte e solitário Com outros seres diversos e conscientes De sua humana, invencível condição. Agora sou anúncio Ora vulgar ora bizarro. Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer, principalmente.) E nisto me comprazo, tiro glória De minha anulação. Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago Para anunciar, para vender Em bares festas praias pérgulas piscinas, E bem à vista exibo esta etiqueta Global no corpo que desiste De ser veste e sandália de uma essência Tão viva, independente, Que moda ou suborno algum a compromete. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, Minhas idiossincrasias tão pessoais, Tão minhas que no rosto se espelhavam E cada gesto, cada olhar, Cada vinco da roupa Sou gravado de forma universal, Saio da estamparia, não de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, Objeto pulsante mas objeto Que se oferece como signo de outros Objetos estáticos, tarifados. Por me ostentar assim, tão orgulhoso De ser não eu, mar artigo industrial, Peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o título de homem. Meu nome novo é Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. (Carlos Drummond de Andrade, O Corpo. Rio de janeiro, Record, 1984, p. 85-87.)
Responda:a) Quais elementos do poema você observa na vida cotidiana?
b) Qual a ordem de importância no poema entre esses três elementos: pessoa, mercadoria, e marca?
c) O poema faz uma crítica à sociedade atual. Qual é esta crítica?
d) O que são “logotipos de mercado”? Faça um levantamento de 3 logotipos dos mais conhecidos, as empresas que os detém e os países de origem dessas empresas.
8. Leia estes trechos de entrevista do Prof. Milton Santos dada em 1999, à Revista Exame.(...) Essa psicoesfera esta estritamente ligada a base técnica. O Wal-Mart investiu milhões de dólares em sistemas de informação avançados que lhe permitiram reduzir custos operacionais significativos vertendo isso em uma vantagem competitiva de volume inimaginável a tempos atrás. Por meio de sistemas de informação avançados, o estoque é mantido em níveis mínimos, as entregas são dirigidas das esteiras para caminhões, e as lojas se mantém sempre abastecidas. Foi essa referencia logística que tornou possível aos executivos do Wal-Mart revolucionar o varejo. Eles reverteram 100 anos de história, é o que diz Nelson Lichtenstein da Califórnia e um dos maiores estudiosos mundiais do Wal-Mart. Criaram um novo modelo do capitalismo ocidental. Antes, era o fabricante que tinha a palavra final sobre quanto produzir e que preço cobrar. No novo modelo, com o fluxo ágil e o enorme volume de mercadorias, são os varejistas. O poder de decisão migrou para perto do mercado”. “ No entanto, a revolução técnica não age de forma isolada. A revolução técnica, ao contrário do que a maioria imagina (mas, isso esta começando a mudar com os sistemas de informação do tipo geomarketing) esta ligada a questões sociais e psicológicas. A produção independe destes fatores (daí a ênfase no produto até o dia de hoje), mas a circulação é altamente dependente disso (com a concorrência acirrada (vários produtos similares) fazer a circulação do produto passou a ser vital).” (Exame[1], 2005, p.27) Associe estes trechos as tecnologias de processo e a nova divisão internacional do trabalho, e ao mercado consumidor como fator locacional para a indústria.
9. Assinale o item correto:
1 - Após a Revolução Industrial foram desenvolvidas diferentes formas de gerenciamento científico da produção, no interior do sistema capitalista, como o taylorismo, o fordismo e o toyotismo, as quais, entre as suas finalidades, objetivaram aumentar a capacidade produtiva e baratear os custos com mão-de-obra das empresas. Dentre as alternativas apresentadas abaixo, assinale apenas aquela que descreve corretamente as características das três modalidades de gerência científica acima especificadas.
a) O taylorismo, o fordismo e o toyotismo são denominações clássicas para as posturas gerenciais adotadas respectivamente pela Volkswagen, na Alemanha; pela Ford, nos Estados Unidos; e pela Toyota, no Japão. Suas principais inovações estão associadas à ocupação dos postos gerenciais por executivos portadores de cursos superiores.
b) O taylorismo, desenvolvido pela Volkswagem na Alemanha, está associado à introdução da esteira rolante, enquanto as tecnologias desenvolvidas pelo fordismo e pelo toyotismo são patentes registradas, respectivamente, pelas empresas Ford (nos Estados Unidos) e Toyota (no Japão).
c) Taylorismo, fordismo e toyotismo são procedimentos gerenciais modernos que têm como principal finalidade motivar os trabalhadores para a produção, aumentando sua participação nos processos decisórios e nos lucros das empresas.
d) O taylorismo propôs a separação entre a concepção e a execução dos processos produtivos e a apropriação dos conhecimentos dos trabalhadores pelas empresas; o fordismo implementou a linha de montagem, buscando controlar o ritmo de trabalho mecanicamente e o toyotismo busca flexibilizar o sistema produtivo capitalista, ao capacitar as empresas para responder com agilidade e diversificação às demandas do mercado.
I. Em “Os princípios da administração científica”, se propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, o fracionar das etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual.
II. O Japão foi o berço da automação flexível pois apresentava um cenário diferente dos Estados Unidos e da Europa: um pequeno mercado consumidor, capital e matéria-prima escassos, e grande disponibilidade de mão-de-obra não-especializada, impossibilitavam a solução taylorista-fordista de produção em massa.
III. Consistia no aperfeiçoamento da Linha de Montagem. Com isto, os automóveis eram construídos em esteiras rolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores
IV. Nesta tecnologia de processo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.Considere a seqüência ordenada, segundo a natureza da tecnologia de processo descrita: a) I. Fordismo – II. Volvismo – III. Taylorismo – IV Toyotismo b) I. Volvismo - II. Taylorismo - III. Fordismo - IV. Toyotismo c) I. Taylorismo –II. Toyotismo – III. Fordismo – IV. Volvismo d) I. Fordismo –II. Toyotismo – III. Taylorismo – IV. Volvismo GABARITO
1. O taylorismo defende a idéia de que o operário é dispensável e que não passa de uma peça do processo produtivo, Winslow Taylor teoriza sobre uma maneira de potencializar o processo produtivo e propõe uma intensificação da divisão do trabalho, e “coisifica” o trabalhador. Henry Ford, o dono da marca Ford que vimos nas ruas até hoje, põe as idéias de Taylor em funcionamento em sua fábrica a Ford Motor Company, aprimora e introduz as esteiras de rolamento (linha de montagem), assim o trabalhador se imobiliza enquanto o produto transita pelo espaço fabril. A imobilidade do trabalhador é física e também hierárquica, já que o nível de especialização na divisão do trabalho “congela” os saberes do operário. Palavras chave: linha de montagem, deslocamento do produto e imobilidade do trabalhador, trabalhador como peça do processo produtivo.
2. O fordismo enfatiza a idéia central de Taylor que é manter o trabalhador como parcela mecânica do processo produtivo. No toyotismo esta idéia é redesenhada, pois o nível tecnológico da produção, exige um operário mais hábil e escolarizado. O toyotismo também prevê a produção mais precisa, sem sobras de produção, sem estoques excessivos de matéria-prima e ajustada a capacidade de consumo. É a produção just-in-time. O que diferencia o toyotismo do fordismo: just-in-time, sobras de produção, ajustamento a capacidade de consumo e maior mobilidade física e hierárquica do trabalhador.
3. Segundo Hobsbawm a diferença está marcada pela possibilidade de produzir sem fronteiras, pois não é apenas o produto que atravessa as fronteiras entre os estados, o que demarca esta etapa da globalização das demais é a produção. O fato de se produzir sem fronteiras não resulta em crescimento e riqueza distribuídos de modo mais igualitário entre os povos. O que se deduz: há uma nova divisão internacional do trabalho, e o estado está mais liberal, o estado só intervêm na crise, a crise é dividida entre todos [o ônus é comum], a riqueza só cabe a alguns [o bônus não é comum].
4. Os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Foram os dois estados que saíram fortalecidos e conformaram grupos hegemônicos com ideologias antagônicas. Palavras-chave: capitalismo, socialismo, bipolaridade e hegemonia.
5. Industrialização precoce, renda per capita elevada e alto índice de qualidade de vida. Não esqueça que: o desenvolvimento é um conceito que foi desenhado no pós-guerra, quando organismos como a ONU e o Gatt começaram a estudar as diferenças entre os níveis de industrialização entre os países. Desenvolvimento e indústria estão imbricados.
6. OMC é Organização Mundial do Comércio, e reúne países de economia forte e aqueles emergentes, EUA, China, Inglaterra, Alemanha e Japão são representados na OMC Não esqueça que: o Gatt da sigla em inglês General Agreement on Tariffs and Trade, ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio dá origem a OMC, criada em 1995.
7. Responda:
a) A propaganda, a publicidade etiquetada nos trajes e produtos consumidos.
b) A ordem é 1 MARCA, 2 MERCADORIA, 3 PESSOA.
c) Drummond, comenta em seus versos que o homem perde a identidade, a identidade humana e a leitura de indivíduo que cada um deveria manter de si. Diante do consumo, e da publicidade o homem não é homem é out door, o indivíduo, não é especial e único, é “coisa”. O poema critica a sociedade de consumo e a globalização de marcas e produtos.
d) Aqui podem ser apresentados logos conhecidos como – Coca Cola, mc´Donalds, Shell, Petrobrás, Nike, Nestlé, Grendene, e outros. Logotipos de mercado são o símbolo máximo, pelos quais se reconhece uma empresa, logos falam mais do produto que o próprio produto em si. A marca, muitas vezes vale mais que o produto. Isto significa que um tênis, que é feito de borracha, algodão, tinta e nylon pode, a depender da marca, valer mais que outro tênis que é fabricado de modo idêntico.
8. Estoque mantido em níveis mínimos – associação ao toyotismo; Lojas se mantém sempre abastecidas\o poder de decisão migrou para perto de mercado – ajuste a capacidade de consumo; a produção está pulverizada e a logística de distribuição é mais eficiente.
Não esqueça que: com a globalização o mundo todo é mercado consumidor, portanto o fator locacional em associação ao mercado consumidor perde importância.
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