sexta-feira, 29 de maio de 2009

É canja!

É preciso dar atenção a Sadigão, pois não é de todo simples que duas perdizes e um frango cheio de estilo ocupem um só coração.
Laurentina Valentim é prof. de Geografia
A Sadigão (Sadia& Perdigão reunidas) é o assunto do momento. Se concretizada a fusão das duas empresas brasileiras, o resultado seria a formação de um gigante em seu setor de produção, com percentuais no mercado de massas industrializadas, carnes congeladas, pizzas semiprontas e produtos alimentícios (embutidos em geral), sempre superior aos 60%. Estes números põem todo o mundo financeiro em polvorosa. Os especialistas do setor reconhecem que para ambas as empresas o acordo é vantajoso, a nova empresa teria ampliado seus pontos de venda, a logística de distribuição de produtos seria expandida, sua produção potencializada pela imediata multiplicação dos colaboradores em todas os degraus hierárquicos e até mesmo os preços, dado a nova estatura a partir da fusão, ganhariam alguma flexibilidade. E, no Brasil os consumidores, sequer precisariam passar por estratégias publicitárias de convencimento para adotar a nova marca, pois as perdizes e o franguinho “sem noção” já têm lugar cativo nas geladeiras e mesa dos brasileiros. O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), não dá indicativos de que vá sinalizar pelo impedimento da possível fusão, no máximo imporá algumas restrições e nenhuma delas, sob análise, será acachapante. Ao que parece, dor de cabeça mesmo só para as demais empresas do setor no país. O enfrentamento à Sadia e Perdigão em separado já lhes era custoso, uma vez unidas então a concorrência será quase predatória. No cenário internacional, a fusão Sadia – Perdigão poderá vir a ficar em excelente posição, alinhada junto a 9 (nove) outros gigantes do setor, dentre os quais vimos a Kraft Foods e Kellogg. È bom para o Brasil? Para responder a esta questão, precisaremos sublinhar o fato que Sadia e Perdigão dissociadas já são empresas globais, a junção Sadigão (ou Brasil Foods), faz o tamanho da bandeira da empresa ser ampliado e daí pode ser até que dê uma boa canja com a boa cor e sabores nacionais ....